29/09/2021

.

Com o advento das novas tecnologias, a sociedade encontra-se na chamada era da informação. Isso porque esta se desenvolveu a tal ponto, que é possível acessar informações a qualquer momento e em qualquer lugar. Umas das vertentes tecnológicas existentes, a inteligência artificial, cada vez mais robusta, vem sendo aplicada em todas as áreas da sociedade moderna e com o Direito não é diferente.

Assim, os profissionais do ramo tão tradicional e deveras conservador, vem encontrando nesses novos instrumentos, maneiras de ampliar seus conhecimentos e agregar valor ao seu trabalho. Por meio da aplicação desses novos recursos, surgem novas formas de exercer a advocacia.

Um ótimo exemplo é o processo eletrônico. Se até poucos anos lidávamos com processos físicos, tendo que se deslocar até as varas a fim de retirarmos autos em carga, hoje isso já ficou praticamente para trás, pois todos os processos estão sendo transformados em eletrônicos, o que faz com que todas as diligências sejam realizadas diretamente nas plataformas dos tribunais de forma rápida e sem maiores transtornos. Isso permite que os processos sejam acessados de qualquer local e a qualquer momento, bastando o usuário ter acesso à internet.

Nessa vertente, foi criado o chamado Legal Design, no qual são utilizados elementos visuais a fim de tornar o que se deseja expressar nas petições e documentos o mais claro e compreensível possível, deixando no passado o famoso “juridiquês” e facilitando o entendimento do leitor. A jurimetria também é uma nova disciplina que vem chamando a atenção da área jurídica, pois por meio da aplicação da estatística, tenta-se prever resultados, valores e posicionamentos dos tribunais, tudo isso por meio de análises matemáticas e estatísticas.

Já na área de contratos, existem diversas plataformas utilizadas para a formalização de acordos e contratações, autorizadas a coletar assinaturas eletrônicas e/ou digitais, as quais possuem validade jurídica, permitindo que documentos sejam assinados por pessoas que não se encontram no mesmo ambiente, nem mesmo na mesma cidade ou país, de forma rápida e prática.

Nas áreas administrativa e consultiva é cada vez mais frequente a utilização de softwares que facilitam e agilizam trabalhos que antes eram realizados de forma mais vagarosa e para os quais era necessário mais de uma pessoa para exercer determinada função.

Sob este viés, a equipe da VML, por meio de seus especialistas, com expertise própria e de ferramentas tecnológicas, busca, com base em uma avaliação pontual e personalizada, auxiliar a gestão administrativa, objetivando potencializar a atividade desenvolvida e trazer benefícios às áreas financeira, contábil e jurídica das empresas.

Assim, atuando como um facilitador nos diversos ramos da gestão empresarial, buscamos complementar as atividades de cada setor, especialmente recuperando valores e reduzindo custos.

Autora: Luciana Oliveira – Advogada na Vieira Melo & Lionello.

Entre em contato conosco

Solicite maiores informações

Preencha nosso formulário e entraremos em contato em breve

Como podemos ajudar você?